Nesse período há mais uma mudança em algumas áreas, até pelo fato de os jesuítas terem sidos expulsos nessa época.
Algumas das mudanças que houveram foram as seguintes:
* Neste século XIX, a idéia de infância muda completamente. A criança, que era considerada como um anjo, agora sua imagem se torna laica, ou seja, não religiosa;
* Começa a existir a separação do estado e do papado, através da Reforma Protestante;
* Surge o Iluminismo e a Revolução Industrial;
* A leitura no Brasil passa a ser individualizada e é na classe média que a população se descobre brasileira;
* Surge o Neoclassicismo.
Como estamos focados no tema artes, então vamos falar um pouco sobre tal assunto...
No Século XIX, surge o ensino do desenho, e com isso, novos professores que tinham que estar de acordo com o que ordenava o neoclacissismo. Havia uma hierarquização dos professores da época, onde quem desenhava, pintava ou esculpiam bem retratos ou fotografias, estes eram muito bem reconhecidos perante a sociedade. Já aqueles que se aprofundavam em paisagens, ficavam em segundo plano, pois o que era focado no neoclacissismo era a enaltencia do barroco, que visualizava o belo ideal.
Os pintores da época eram completamente figurativos. Seus desenhos tinham que ser bons e seguir os padrões e as bases do belo ideal que se originou com os gregos.
A Escola de Belas Artes e a Escola de Artífices e Artes surgem nessa época. Falarei mais um pouco sobre a Escola de Belas Artes.
Seu nome, na época era Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, nome este que perdurou desde a fundação da escola por decreto de D. João VI, orientada pela Missão Artística Francesa, na data de 12 de agosto de 1816, até o fim do período colonial brasileiro, em 1822, quando a escola passou a ser conhecida como Academia Imperial das Belas Artes.
O objetivo da escola era a implantação do ensino das artes no Brasil segundo o paradigma acadêmico, o neoclacissismo francês, vigente na Europa até o surgimento do Impressionismo e da Arte Moderna.
Waleska F. Soares