terça-feira, 30 de outubro de 2007

conclusão das tarefas de Erinaldo

Postagens das aulas do Professor
A defesa da arte como percepção visual
Para Arnheim a criação não surge do nada, pois a percepção não é um ato casual, ou um sentimento passivo, mais de uma significação cognitiva e representacional. A arte não é uma atividade “misteriosamente inspirada do Alto” e sim o produto da atividade visual, resultado de um processo dinâmico entre intuição e intelecto, forma e função, conteúdo e significado, texto e contexto de produto e recepção.
O bom sujeito docente é o profissional capaz de ajudar e discernir categorias visuais, enaltecer princípios, relações culturais respeitando o nível de compreensão do aluno.

A defesa da arte como elemento de interação perceptiva
A noção de ensino pelo método e processos mentais pautava-se na articulação de enunciados em critérios formulados pela teoria da criatividade, especialmente de operações cognitivas.
O bom sujeito docente seria o profissional capaz de provocar experiências perceptivas e acionar dispositivos mentais, levando o aluno a analisar, especular, suscitar problemas a serem resolvidos, através da percepção seletiva, análoga e síntese. Enfim alguém capaz de selecionar uma atividade artística porque considera um processo mental especifico para o exercício da criatividade.

Interculturalismo e estética do cotidiano
O ensino é pautado na interculturalidade e na estética do cotidiano e no das artes visuais rechaça, da mesma maneira que faz a proposta triangular o expressivismo excessivo, dissociados todo tempo de informação cultural e o monoculturalismo, contribuindo para que compreendam as diferenças culturais e os próprios valores.
O bom sujeito docente é quem consegue, através da reflexão comparativa mostrar que as culturas são diferentes e tem importância para os que a vivenciam.

Ai!! professor finalmente enviei minhas postagens.
Maria José.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Postagem do Prof. Erinaldo

"Não havia idade certa para o início da Aprendizagem".
Esta frase é um incentivo pra quem deixou os estudos no passado e agora retorna meio perdida.
Bem vamos ao que interessa.
Os jesuítas: Chegaram trazendo suas formas de ensino hierarquisado, implantando uma infância destinada a vida espiritual(divinisada) tão presente ainda hoje principalmente nas pinturas dos tetos de algumas igrejas e seus saberes dissociados da vida, que só interessava a eles.
Passamos por: Teodoro Braga- um brasileiro preocupado com nossa fauna e flora que se perguntava o porque de copiar o de fora se temos uma natureza tão inspiradora? peugunta muito inteligente.
Ai vem Anita malfatti - articuladora do movimento modernista. Para Anita a criança era vista como um pequeno homem, foi nesta epoca que houve uma rupturta no regime e o sujeito que desenha passou a ser vistocomo alguém que podia expressar o seu eu.
Vimos também a importância dos trabalhos manuais ou artes aplicadas.
muito bem apresentada por Dani e Selma, vi que havia diferença pois entendia como artes manuais os trabalhos que são hoje considerados como artesanatos.
Trabalhos manuais para meninos
Artes aplicadas para meninas, apresentação bárbara como diz o profrssor Erinaldo.
Maria José
Até a próxima, espero que dê certo.

sábado, 27 de outubro de 2007

Ronaldo

Olá!
Acho que não fui bem sucedido na 1º postagem, de qualquer forma estou aqui tentando novamente, é sim muito importante o depoimento de todos.Então...Sem dúvidas nenhuma, foi para eu e muitos outros a melhor disciplina, do curso até agora, junto com o melhor professor...armonia perfeita.
Talvez se não fosse por toda essa energia positiva das aulas, a dinâmica usada, a calma e tolerância do professor eu nem estaria mais nesse curso, ao invés de ser somente criticado como fizeram alguns professores, fui incentivado e então me senti motivado para proceguir com o mesmo.Enfim, foi super produtivo, aulas que jamais esquecerei, gostaria de agradecer os toques dado pelo professor Erinaldo, em relação ao elemento surpreza.Isso ajudou muito em meus trabalhos profissionais, foi um grande salto.Em relação a turma, apesar de ter a impressão de chato por alguns, o que tenho a dizer é que existem três tipos de pessoas: As que não sabem o que acontece; as que fingem que acontece; e as que fazem acontecer, por isso se você escolhe a última opção paga o preço, e como dizia meu pai:"tudo que custa caro é bom."
Sei que preciso melhorar cada dia que passa, mais sei também que tenho muita força de vontade e que tudo será questão de tempo, acredito na mudança, o tempo cobra maturidade, parabéns por todo esse empenho e atenção dada, não só para eu como também para toda turma que com certeza assim como eu tem só agradecer, me sinto uma pessoa diferente depois de ter passado por todo esse processo, me vi na pele dos jesuítas, de repente era como se eu estivese na infância de prata, vindo da bronze tentando migrar para a de ouro, fiz um toor na revolução fracesa, aprendi instalar a instalação, pensei em como fazer uma assemblagem, mas resolvi por investir no elemento surpreza, quando pensei que tudo passou, me vejo como pesquisador de minha própria instituição que até então eu próprio desconhecia, assim consegui através de temas abordados na sala, apresentados por mim ou meus colegas, diferenciar conceitos e ao mesmo tempo a importância das artes visuais para a sociedade, que nos dias atuais apresenta-se distante da arte.Espero poder ter muitas aulas com esse nível, cheia de surprezas, desafios e superações, hoje por exemplo estou postando meu depoimento em um blog.

Atenciosamente;
RONALDO CORDEIRO

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

SEM COMENTÁRIOS

QUANDO LI ESSAS FRASES, AS ÚNICAS PALAVRAS QUE ME VEIO À CABEÇA FOI: 'PENSE NUM TEMPO BOM ESSE!" - QUEM ACERTAR PASSA DE ANO.
PORQUE ANTIGAMENTE DURAVAM OS CASAMENTOS!!!

*Frases retiradas de revistas femininas das décadas de 50 e 60:
"Não se deve irritar o homem com ciúmes e dúvidas". (Jornal das Moças, 1957).
"Se desconfiar da infidelidade do marido, a esposa deve redobrar seu Carinho e provas de afeto, sem questioná-lo". (Revista Claudia, 1962).
"A desordem em um banheiro desperta no marido a vontade de ir tomar banho fora de casa". (Jornal das Moças, 1965).
"A mulher deve fazer o marido descansar nas horas vagas, servindo-lhe uma cerveja bem gelada. Nada de incomodá-lo com serviços ou notícias domésticas". (Jornal das Moças, 1959).
"Se o seu marido fuma, não arrume briga pelo simples fato de cair cinzas no tapete. Tenha cinzeiros espalhados por toda casa" (Jornal das Moças, 1957).
"O noivado longo é um perigo, mas nunca sugira o matrimônio; Ele é quem decide - sempre". (Revista Querida, 1953)
"Sempre que o homem sair com os amigos e voltar tarde da noite, espere-o linda, cheirosa e dócil". (Jornal das Moças, 1958)
"É fundamental manter sempre a aparência impecável diante do marido" (Jornal das Moças, 1957).
E para finalizar:
"O lugar de mulher é no lar. O trabalho fora de casa masculiniza". (Revista Querida, 1955)
CONCLUSÃO:
Não se fazem mais revistas instrutivas como antigamente!!!

SELMA LESSA -

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Resum(ung)o muito resumido (Parte 2)

Das escolinhas de Artes eu já falei e é pessoal meu aprendizado, quem falar mal eu meto o pau
que a ditadura usou pra calar a boca de quem queria, e quem falou o fez por entrelinhas, entre o claro o escuro,
Como em arte-educação-artística, luz muito fraca que chegou a iluminar poucos, mas na luz no fim do túnel eu quase chego a acreditar
quando penso na Formação de sujeitos criativos pelos processos mentais
ou na nova onda de crer Cultura, o Visual.

Então é isso, Erinaldo! Valeu! Minhas críticas foram feitas numa boa conversa pós-aula, em companhia da amiga Shirley e da vossa, mui honrada.

E o Futuro, o que pensar depois do que aprendi?
Uso uma poesia ácida de Tavinho Teixeira porque bom-humor é bom sempre!

gII
“quando se esquece a idéia fixa de amar alguém
se esquece também a idéia do futuro ideal
a idéia nada mais é que uma lámina gII
onde a primeira faz tchan
e a segunda faz tchan tchan
o que f... é o ideal do tchan tchan tchan tchan.”
Raquel Stanick

Resum(ung)o muito resumido (Parte 1)

Os Jesuítas chegaram e o que era plumagem colorida de índio e azul de céu aberto ficou cinza de pedra de igreja e inventaram
três infâncias, que eram e ainda são de várias cores, menos preta retinta, que esta não era criança não, era coisa para
Missão Francesa pintar como liliputianos serviçais, e embasbacar europeu com ares de trópico exótico e linhas puras de classicismo, e brasileiro imitar rendas e fricotes e frescuras igual o papagaio que
Theodoro Braga queria mandar estampar, para mostrar o que é que o Brasil tinha (tem?).
Tem Anita Malfatti, que mulher guerreira deu a liberdade a seus alunos que lhe foi extirpada por causa de Monteiro Lobato e tirou do trono do exclusivo o domínio das técnicas de desenho, e seguiu pintando mas não bordando como nas
Artes Aplicadas, onde aplicava-se o conceito de que tudo que não fosse preconceito era mentira e eu já lavei a louça e fiz o jantar e estou aprendendo crochê, Sr. Getúlio! Doméstica é a vovozinha!
Raquel Stanick

Texto do Pró-reitor falando sobre a importância da arte em todos os campos

Selma Lessa

Trabalhos manuais e artes aplicadas

As mãos que constroem o mundo

No final da década de 1930, acolhendo enunciados escolanovistas, articulavam conjuntamente as denominações "ensino do desenho e trabalhos manuais ou artes aplicadas", sendo que cabia os trabalhos manuais para os meninos e economia doméstica para as meninas.

As escolas profissionalizantes masculinas conjugava desenho e trabalhos manuais, o curso pretendia apresentar sugestões para quem quisesse fazer em casa sem professor, porém havia a preocupação do desmerecimento da arte, por se associar a "utilidade das coisas"; dessa feita o desenho era o ingrediente qualificador da conotação artística.

Achei de grande valia quando do pensamento da autora Maria de Lourdes Lemgruber -do livro "compêndio de Trabalhos Manuais", enfatiza que a educação moderna é educação para a vida e o uso das mãos tormava o espírito leve e descanssava o cérebro.

Essa argumentação, baseava-se que no passado cuidavasse do intelecto, aqueles que almejavam carreira universitária e quem se dedicava ao ofício tinha seu desenvolvimento intelectual atrofiado; verificou-se depois que as mãos nunca poderiam viver separadas do cérebro e que o trabalho manual concorria para o desenvolvimento mental, sendo assim o operário alimentado intelectualmente desempenharia seu ofício muito melhor.
Selma Lessa

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Carta de Lula para Marta

Estão exagerando
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Prezada MarTaçuPliçi.
Cumpanheira,
As coisa aqui na China é bem diferente aí do Brasil. Aqui não tem baiano, não tem pernambucano, não tem carioca, não tem goiano. Não tem italiano, nem africano, nem zoropeu. Nem índio tem aqui. É uma loucura, parece uma tinturaria gigante, só tem chinês. Eu aqui estou cometendo muitas " garfield", como se diz em italiano, aqueles errinho de dipromacia que sem querer a gente se acomete, principalmente, nas hora de reconhecer as pessoa. As pessoa chinesa é tudo muito parecida uns conzotro. Eu acho que as fotografia três por quatro aqui, pros documento, é vendida nos supermercado em saquinho de seis ou meia dúzia, nos tamanho pequeno, médium e pai de santo. Outra coisa aqui que não me vai é as comida. As pessoa come muita coisa que não é de comer, como gafanhoto por exemplo. Tem gente que mata a cobra e come a cobra também. Felizmente, ninguém ainda me mostrou nada de mau. As língua que as pessoa fala aqui também é muito difícil e até agora a Marisa e eu não trocamo uma palavra. A gente não aprendeu o chinês, não sabe inglês e quase esqueceu o português. Mas tá dando pra ser virar, porque a gente faz muito sinal cas mão e as pessoa faz tudo o que a gente qué. É incrível, mas aqui todo mundo me trata como seu fosse o presidente do Brasil. As parte escrita não usa as letra que nem nóis tem o ABC, o analfabeto completo que vai de A a V. Eles desenha uns rabiscos bonito, mas eles chama de 'um grama'. Todo fala que cada palavra é de um grama. Acho que pra escrever "'um quilo" a gente faz mil desenho de um grama e aí dá tudo certo. Pelo menos os número aqui é que nem em português, é tudo pelo sistema desce mal. Apesar dos pesar, eu tô achando tudo muito interessante e tô aprendendo muitas coisa. Eu já sei, por exemplo, como os chinês dá nome pros filho que nasce. Quando os menino nasce, eles pega uma latinha vazia e vão no alto da escada. Aí eles chuta a lata e conforme as latinha vai caindo nos degrais eles vão pondo o nome na criança: lim.... pim...... pom..... lim.... pem. Agora, eu deixo aqui os meus abraço a todos os que não foram com a gente pra cá e também para os que ficaram por aí. E pra quem pensa que é só no Brasil que tem jeitinho já vou avisando: aqui na China, quando alguém quer conseguir uma boquinha, todo mundo dá um jeito de mexe os pauzinho também! Assim que eu voltar aí pros cone sul, eu te aviso. (Eu nem liguei meu celular porque eu não sei falar Chinês).
Abraços, do Lula CÁ.
P.S. - Amanhã os cara qué me levá pra ver As Muralha, mas eu já vi essa minisérie no Brasil.
Postado por Danielle Travassos, que não tinha muito trabalho hoje e ficou..... Beijos

A arte de escrever


DOUTORADO (esse seria nosso professor Erinaldo Alves)

O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através dafervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharusofficinarum Linneu, 1758, isento de qualquer outrotipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e ares tasretilíneas, configurando pirâmides truncadas de base oblonga e pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organoléptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto, que ocorre no líquido nutritivo da alta viscosidade, produzindo nos órgãos especiais existentes na Apis mellifera, Linneu, 1758. No entanto, é possível comprovar experimentalmente que esse dissacarídeo, no estado físico-químico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão aol ongo do seu eixo em conseqüência da pequena capacidade de deformação que lhe é peculiar.

MESTRADO

A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando-se sob a forma de pequenos sólidos tronco-piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo. Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a uma tensão axial em conseqüência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.

GRADUAÇÃO (deveríamos estar aqui, mas não sei se Erinaldo conseguiu)
O açúcar, quando ainda não submetido à refinação e, apresentando-se em blocos sólidos de pequenas dimensões e forma tronco-piramidal, tem sabor deleitável da secreção alimentar das abelhas; todavia não muda suas proporções quando sujeito à compressão.

ENSINO MÉDIO (então, talvez neste nível aqui?)
Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel, porém não muda de forma quando pressionado.

ENSINO FUNDAMENTAL (quem sabe neste? kkkk)
Açúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio ou flexível.

SABEDORIA POPULAR (mas com certeza todos passam por este, kkkk)
Rapadura é doce, mas não é mole, não!!!

Autor, "Doutor desconhecido", mas muito interessante!

Postado por Danielle Travassos

A letra P

Será que apenas a língua portuguesa permite esta preciosidade?

Pedro Paulo Pereira Pinto, pequeno pintor português, pintava portas, paredes, portais. Porém, parou porque preferia pintar panfletos. Partindo para Piracicaba, pintou prateleiras para poder progredir. Posteriormente, partiu para Pindamonhangaba. Pernoitando, prosseguiu para Paranavaí, pois pretendia praticar pinturas para pessoas pobres. Pouco praticou, porque padre Pereira, paroquiano praticante, pediu para pintar panelas. Posteriormente, pintou pratos para poder pagar promessas. Pálido, preferiu partir para Portugal para permanecer praticando pinturas. Preferiu Paris. Partindo passou pelos Pirineus, pois pretendia pintá-los. Pareciam plácidos. Pesaroso, percebeu penhascos pedregosos, preferindo pintá-los parcialmente, pois perigosas pedras pareciam precipitar-se, principalmente pelo pico. Pastores passavam pelas picadas provocando provavelmente pequenas perfurações, pois, pelo passo, percorriam, permanentemente, possantes potrancas. Pacientemente, pediram pousada perto.
Pisando Paris, pediu permissão para pintar palácios pomposos, procurando pontos pitorescos, pois, para pintar pobreza, precisaria percorrer pontos perigosos, pestilentos, perniciosos. Pedro Paulo preferiu precaver-se.
Profundas privações passou Pedro Paulo. Pensava poder prosseguir pintando, porém, pretas previsões passavam pelo pensamento, provocando profundos pesares, principalmente por pretender partir prontamente para Portugal.
"Povo previdente!", pensava Pedro Paulo. "Preciso partir para Portugal, porque pedem para prestigiar patrícios, pintando principais portos portugueses". Passando pela principal praça parisiense, partindo para Portugal, pediu para pintar pequenos pássaros pretos. Pintou, prostrou perante políticos, populares, pobres, pedintes. Paris! Paris! - proferiu Pedro Paulo. Pedro Paulo partiu pensando pintar permanentemente, pois pretendia progredir. Pisando Portugal, Pedro Paulo procurou pelo pai Procópio para pedir permissão para praticar pintura. Partiu para província. Penetrou pelo portão principal. Pediu provisões para partir prontamente, pois precisava prosseguir praticando pinturas. Porém, pai Procópio, puxando-o pelo pescoço, proferiu: "Pediste permissão para praticar pintura, porém, praticando, pintas pior. Primo Pinduca pintou, perfeitamente, prima Petúnia. Porque pintas porcarias? - Papai - proferiu Pedro Paulo -, pinto porque permitiste, porém, preferindo, poderei procurar profissão própria para poder provar perseverança, pois pretendo permanecer por Portugal.
Pai Procópio, pegando Pedro Paulo pelo pulso, procurou pelos pertences partindo prontamente, pois pretendia por Pedro Paulo para praticar profissão perfeita: pedreiro!
Pisando por pradaria, pai Procópio procurou Péricles: primo próximo, pedreiro profissional perfeito. Perambularam. Passaram pela picada, pois pretendiam pernoitar pertinho para procurar primo Péricles.
Passando pela ponte precisaram pescar para poderem prosseguir peregrinando. Primeiro, pegaram peixes pequenos, piabas. Passado pouco prazo, pegaram pacus, pirarucus. Poucas piranhas. Pedro Paulo procrastinava...
Primo Péricles, pai Procópio. Poucas palavras proferiram. Porém, pai Procópio prometeu pagar pequena parcela para Péricles profissionalizar Pedro Paulo.
Primeiramente Pedro Paulo pegava pedras. Posteriormente, Péricles pediu para pintar prédios, pois precisava pagar pintores práticos. Particularmente, Pedro Paulo preferia pintar prédios.
Pedro Paulo pereceu pintando prédios para Pericles, pois precipitou-se pelo píncaro. Pobre Pedro Paulo, padeceu pintando... Permita-me, pois, pedir perdão pela paciência, pois pretendo parar para pensar... Pensei. Portanto, pronto! Parei peremptório!!!

Putz!

De autor desconhecido, mas com certeza "Preparado Para Pensar"

Postado por Danielle Travassos

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Será que deu certo dessa vez? é quase 3hs da manhã e minha segunda tentativa frustrada de postar...de qualquer forma ,
Clique em qualquer parte do corpo da garota e veja o que ela faz.
Reparem que os movimentos quase nunca se repetem e se você
fica um tempo sem fazer cócegas nela, ela lhe faz gestos.Muito bem bolado.Ei professor...lembre-se que esse é apenas um texte da postagem, o diário das aulas mando depois se esse der certo...fui!!
LINK: http://axefeather.com/index_pop.aspx?referred=&country=uk

Educação em Paulo Freire


Este desenho foi feito para um trabalho de Fundamentos Sócio-Históricos da Educação, representa a educação segundo Paulo Freire. Uma troca infinita de saberes entre professor e aluno.

Idealizado por mim e desenhado por Izaac.

Américo.

domingo, 14 de outubro de 2007

Formação de sujeitos criativos pelos processos mentais


Minha colega Taty apresentou aFormação de sujeitos criativos pelos processos mentais, com muito jogos e ilustrações sobre o ensino das artes, e a euforia dos alunos foi : "Demais..."

Esses processos acionam e se utilizam da criatividade, a capacidade de mobilizar operações cognitivas dos alunos e o professor seria um provocador dessas experiências perceptivas, ao conteúdo da arte.


Adriana Cruz

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

A Escolinha de Artes da minha Infância

Detesto a escola repressiva... eu tinha também a minha vida fora da escola, e muito plena. A vida onde havia o devaneio, a exploração do rio, a natureza, os jogos onde a fantasia estava muito presente. ( Augusto Rodrigues)

Eu não.
Na escolinha de Artes do Recife é que me surpreendeu a liberdade. As tintas com que passei a pintar meu destino passaram a nascer de uma cartela de cores particular, pessoal, secreta.
A repressão da avó evangélica começou a sumir como lápis carvão, junto com uma timidez ancestral de filha única, educada, comportada e muito, muito delicada.
As descobertas brotavam de armários abertos num casarão antigo, nos adultos que quase não se faziam enxergar. Mas estavam lá. Hoje eu um deles (adulta?) quase que tinha esquecido.
Mas, pois é, estudei lá.

Raquel Stanick

Missão Francesa

Essa foi a imagem utilizada por essa que vos escreve na apresentação sobre a Missão Francesa no Brasil.

Raquel Stanick

Diário das aulas de Erinaldo Alves

Aulas do professor Erinaldo Alves do Nascimento


Tudo começou com as idéias que persistem no presente... os Jesuítas, ao chegarem no Brasil,... Erinaldo, professor de paciência e criatividade infinita, elaborou com seu olhar inovador, aulas as quais simplesmente não há distâncias entre alunos e professor (ou seja, orientador), nos faz acreditar, confiar e nos entregar cada vez mais aos assuntos em pauta, e aos momentos de sua elaboração e apresentação, tanto nossa quanto dos colegas... Não sei quanto aos outros alunos, mas quanto a mim, surpreendi-me com tal experiência a ponto de pela primeira vez conseguir mesmo que de forma imprecisa, apresentar-me diante de uma turma, ajudando-me até mesmo em outras disciplinas.
Cada um de nós tem um ritmo uma forma diferente de se apresentar, somos seres singulares. Acredito que cada aluno tenha apresentado seu trabalho da melhor forma possível, com prazer e determinação.

Apresentação de alguns alunos com seus tópicos:

Raquel – Folha entregue com: “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”. “(...) Aqui tudo parece construção e já é ruína. Tudo é menino e menina no olho da rua. Nada continua. E o cano da pistola qua as crianças mordem refletem todas as cores da paisagem da cidade que é muito mais bonita e muito mais intensa que no cartão postal.(...)” e explanação como sempre muito boa...
Polyanna – Anita Malfatti e sua forma de ensinar.

"Cristo nas ondas" de Anita Malfatti
Waleska - ...como tudo começou: primeiro os Jesuitas, depois as mudanças com o séc. XIX, o surgimento de novos artistas como Anita..., quando chegou a vez de uma inovação...
Giselda – Explanou sobre a “Escolinha de Arte do Recife”

Artigo recente do Boletim Diário – Prefeitura do Recife
15:50 -
Escolinha de Arte do Recife homenageia Noemia Varela



Exposição acontece no Murilo La GrecaFoto: Arquivo
A Prefeitura do Recife inaugura, neste sábado (17), no Museu Murillo La Greca, a exposição Noemia Varela: uma vida, fazeres e pensares. A abertura acontece, às 17h, com a presença da homenageada. Organizada em dois módulos que se complementam, História de Vida e Desenhos que Contam História, a mostra tem o intuito de celebrar os 90 anos de Noemia Varela, criadora da Escolinha de Arte do Recife e pioneira em educação inclusiva. No primeiro módulo, o público conhecerá um pouco da história devida de Noemia. Diretora técnica da Escolinha de Arte do Brasil por mais de 20 anos, participou da formação de toda uma geração de arte-educadores no Brasil e muitos na América Latina através dos Cursos Intensivos de Arte Educação da EAB. No segundo módulo, um fragmento do valioso acervo de mais de seis mil desenhos infantis formado pela Escolinha de Arte do Recife ao longo de seus 54 anos de existência. Criada em 1953 por artistas importantes de Pernambuco, a Escolinha teve também entre seus fundadores Augusto Rodrigues, Aloísio Magalhães e Anita Paes Barreto. A exposição possui também uma ação educativa que mobiliza o público a dialogar com as produções expostas, produções essas que oferecem um material de pesquisa muito vasto para artistas e educadores, ao revelar um pouco das histórias de dois dos maiores patrimônios da arte-educação brasileira: Noemia e a Escolinha.ServiçoExposição Noemia Varela: uma vida, fazeres e pensaresLocal: Museu Murillo La Greca, R. Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366 – Parnamirim. Abertura: 17 de março de 2007, às 17h.Visitação: de 18 de março a 15 de abril de 2007.Informações e agendamentos: (81) 3232.4255 / 3232.4276.

Rafael – Arte Industrial...
Julieta – Lowenfeld, com propostas para educação.

·
· Criança e Sua Arte, A
· VIKTOR LOWENFELD
· Este livro foi escrito exclusivamente para os pais, mas será útil para qualquer pessoa que esteja em contato direto com as crianças e deseje incentivar seu desenvolvimento intelectual por meio da expressão criadora. Analisa o papel dos pais na promoção da criatividade das crianças no lar. Explica como os pais podem ajudar os filhos para que estes consigam superar suas dificuldades. Fornece informações os pais a respeito das conexões existentes entre a arte da criança e o desenvolvimento de sua personalidade. Trata dos objetos adequados, do espaço e das facilidades que devemos oferecer para a arte dos nossos filhos. A matéria básica do livro é construída, realmente, pelas respostas dadas às perguntas dos pais, colecionadas num período de seis anos em que fiz conferencias, da costa do Atlântico à do Pacifico, nos Estados Unidos. Estas respostas, apresentadas em seqüência lógica, estão baseadas nas últimas pesquisas utilizáveis, nas experiências do ensino e num grande número de observações. As respostas referem-se às crianças de nível médio, sendo que não fiz nenhuma tentativa para utilizar a arte como terapia para casos anormais ou como substituta para qualquer orientação clínica. Seria completamente contrário aos meus sentimentos e desejos utilizar o ambiente doméstico para estas últimas atitudes. (do prefácio, pelo autor)

Suzana – Muito bem com a representação da infância nas décadas de 60 e 70 (ditadura, militarismo, e a arte?...)
Maria José – Lei nº 5692/71 – LDB art. 7º...
Séphora – Novas Leis (LDB); 1971 (arte atividade educativa e não disciplina). “A Arte é mutável e fundamental” muito boa a performance.

Principais características da nova Lei - Wikipédia
Prevê um núcleo comum para o currículo de 1º e 2º grau e uma parte diversificada em função das peculiaridades locais (art. 4)
Inclusão da educação moral e cívica, educação física, educação artística e programas de saúde como matérias obrigatórias do currículo, além do ensino religioso facultativo (art. 7)
Ano letivo de 180 dias (art. 11)
Ensino de 1º grau obrigatório dos 7 aos 14 anos (art. 20)
Educação a distância como possível modalidade do ensino supletivo (art. 25)
Formação preferencial do professor para o ensino de 1º grau, da 1ª à 4ª séries, em habilitação específica no 2º grau (art. 30 e 77)
Formação preferencial do professor para o ensino de 1º e 2º grau em curso de nível superior ao nível de graduação (art. 30 e 77)
Formação preferencial dos especialistas da educação em curso superior de graduação ou pós-graduação (art. 33)
Dinheiro público não exclusivo às instituições de ensino públicas (art. 43 e 79)
Os municípios devem gastar 20% de seu orçamento com educação, não prevê dotação orçamentária para a União ou os estados (art. 59)
Progressiva substituição do ensino de 2º grau gratuito por sistema de bolsas com restituição (art. 63)
Permite o ensino experimental (art. 64)
[editar]

Jussara – Artigo: “Apontamentos sobre a cultura visual”. Frase: “Ambos olham para a mesma paisagem, entretanto, cada um aprende aquilo que é significativo em sua experiência”


RESUMO (do texto de Erinaldo Alves - Selma e Danielle respectivamente)

Trabalhos manuais ou artes aplicadas

No ensino dos trabalhos manuais, o desenho era apenas fase do projeto e parte da decoração do objeto produzido. Tal procedimento fora legitimado pelo 6º congresso organizado pela FEA (Federação Internacional para Educação Artística) realizado em praga em 1928. Após algumas publicações, na época foi possível afirmar que o sujeito seria considerado bom se articulasse o desenho com o trabalho manual ou artes aplicadas.
Seguindo a tradição Jesuítica, o Estado Novo, que vigorou entre 1937 e 1945, por intermédio das chamadas Leis Orgânicas, continuou a oferecer um percurso educacional para crianças e jovens de classe abastada e outro para as classes populares. Após esta lei foi prescrito o ensino dos trabalhos manuais para meninos e economia domestica para meninas.
A repressão da educação juntamente para homens e mulheres, associada a importância conferida aos trabalhos manuais, foi uma estratégia para criar instituições exclusivamente feminina.
Um exemplo foi a instituição criada pela liga de ensino na cidade de Natal (RN) em 23.07.1911. E para concretizar essa meta a associação fundou a Escola Doméstica de Natal, considerado por educadores renomados como Anísio Teixeira, uma das mais valiosas inovações do campo educacional do país na época.
Sua orientação era centrada nas manualidades e não era exclusiva da educação Brasileira, mas também da educação internacional com exigências discursivas e políticas da época.
Hernandez nos informou que a UNESCO, em 1950, elaborou documento sobre a importância dos trabalhos manuais que se centravam na realização de objetos bonitos, populares, baratos e de duvidoso gosto em sua maioria.
Conforme Efland, foram as suposições formuladas por John D. Runkle, parece ter tentado promover uma reação a essa tradição Jesuítica ao conferir os trabalhos manuais o mesmo papel delegado a arte e ao ensino do desenho, ou seja, o de contribuir para a formação do gosto estético e artístico da população brasileira, e não, somente tida como coisas para pobre.
Um número significativo de publicações formulou entre as décadas de 1930 a 1960, propostas que versaram exclusivamente, sobre trabalhos manuais. Conseguimos ter acesso a 12ª edição do Compendio de trabalhos manuais(1958) de Maria de Lourdes Lemgruber, especialista do Instituto de Educação do Distrito Federal (RJ) e a publicação oficial do Ministério da Educação e Saúde, intitulada A sala de trabalhos manuais e seu trabalho didático (1961).
A introdução do livro de Lemgruber esclarece que o trabalho manual compreendia o ensino da reciclagem, modelagem, madeira, metal, couro, entre outros materiais, e que, nos cursos normais essa disciplina se chamava artes aplicadas. Lemgruber é enfática ao afirmar que “a educação moderna, educação para a vida”, não poderia “dispensar a pratica do trabalho manual”.
Verificou-se, depois, que as mãos nunca poderiam viver separadas do cérebro e que o trabalho manual concorria para o desenvolvimento mental, ou seja, o operário sem cultura não poderia produzir “melhor’. Alimentava-se a certeza de que a introdução dos trabalhos manuais nas escolas dava à educação a integridade que lhe faltava, pois essa disciplina deveria exercitar e desenvolver todas as forças psico-físicas do individuo, harmonizando-o com o meio em que vivia.
Lemgruber reconhecia, ainda que o ensino do trabalho manual era encarado sob dois aspectos discursivos: como disciplina autônoma e como método pedagógico.
A arte popular e a decoração nacionalista dos trabalhos manuais foram elaboradas com a finalidade de oferecer depois da guerra, uma alternativa diante da dicotomia entre vida profissional e lazer. Espinheira era enfático ao afirmar que não era possível criar uma arte para o povo, mas promover transformações na arte produzida pelo povo.
Espinheira preconizava, também, a organização de museus artísticos que deveriam reconstituir as habitações populares, os objetos, os costumes, os acessórios da casa. Do trabalho, os passatempos do lugar e da vida regional do povo.

A partir do exposto, sobre trabalhos manuais ou artes aplicadas, o ensino pautava-se na intenção de desenvolver integralmente o sujeito, articulando mão e cérebro. O trabalho manual como disciplina autônoma e como método pedagógico, favorecia a escolha vocacional e servia de suporte para implementação de uma decoração nacionalista.



Como parte diversificada do Ensino Fundamental da ED, a Educação Doméstica, destina-se à formação de jovens, através de uma abordagem teórica – prática e multidisciplinar, voltada para uma reflexão dos problemas cotidianos dos indivíduos, das famílias e de outros grupos sociais. Reúne conhecimentos vinculados às áreas:
· Administração e Ordem Doméstica
· Ambientação
· Ética e Convívio Social
· Etiqueta Social e Profissional
· Educação Alimentar
· Técnicas Culinárias
· Enfermagem (Primeiros Socorros)
· Fundamentos de Puericultura (cuidados com o recém-nascido)
Objetivando uma formação comprometida com a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, em seu ambiente físico e sócio-cultural, complementa a preparação das alunas para o desempenho do papel de cidadãs que contribuem para o aperfeiçoamento do bem-estar familiar e social.
A Escola Doméstica de Natal aplica este método até os dias de hoje.

Postado por Danielle Travassos

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Auguste Rodin: Escultor apenas? Desenhista!

Fizemos uma pesquisa sobre o desenho do artista Auguste Rodin para a aula de DESENHO I, e nessa pesquisa nós encontramos mais de 50 obras, entre desenhos e aquarelas do autor, mas infelizmente não conseguimos apresentar esse vídeo para a turma, pois tivemos problemas com o dvd. Então, resolvi postá-lo aqui no blog, para que todos mundo tenha acesso e possa conhecer um Rodin que vai além das esculturas. Espero que gostem do clipe que fizemos!




Trabalho realizado por: Danielle, Iris, Prince, Julieta e Séphora.
Trilha sonora: "Joga" by Bjork


POstado por Íris Helena :D

CULTURA VISUAL

Fernando Pessoa no seu poema Episódio da Múmia, pergunta:
De quem é o olhar?
Que espreita por meus olhos.
Quando penso que vejo.
Quem continua vendo.
Enquanto estou pensando.
O que vemos foi moldado em nossas mentes pelas várias imagens. Acabamos por ver o que nossa cultura nos ensinou a ver. Nosso olhar é constituido de referentes culturais imagéticos e faz com que vejamos determinadas (re) apresentações.
Segundo Fernado Hernández(2000.52) a cultura visual contribui para que os individuos fixem as representações sobre si mesmos e sobre o mundo e sobre seus modos de pensar-se. A importância primordial da cultura visual é mediar o processo de como olhamos e como nos olhamos, e contribuir para a produção de mundos.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O meu objetivo neste singelo desenho é ressaltar que o crescimento e desenvolvimento da indústria era palavra de ordem naquela época.
Logo, a Missão Francesa de 1816 comungava (através das Artes e Ofícios) do mesmo propósito.
Essa invasão (consentida) francesa desencadeou uma série de mudanças que extrapolou o âmbito cultural.
Nesse contexto, atracava em solo tupiniquim não apenas um estilo neoclássico, mas toda uma atmosfera a "la cidade-luz".
"Enquanto houver burguesia/ não vai haver poesia" cantarolava nosso poeta Cazuza.
A elite brasileira da época copiava literalmente a França.
Segundo José Gonçalves Gondra, professor da UERJ :
..... A elite brasileira no século XIX tinha os olhos voltados para a
Europa e os pés permaneciam fincados nos trópicos.(Gondra2002)

A França influenciou a moda , as Artes Plásticas, a arquitetura, a gastronomia, a educação, e também o setor industrial.
Domingo F. Sarmiento (1956) historiador Argentino revela que a França não foi modelo, na América Latina, somente para brasileiros .
.... A França e os franceses, suas idéias e suas modas, seus homens e seus romances são [...] o modelo [...] de todas as outras nações, e [...] o que nós consideramos imitação não é senão esta aspiração da natureza a aproximar-se de uma espécie de perfeição.(SARMIENTO1956)
Beijão para todos, até a nova postagem...... Susana

Recolhendo Material Visual!!


Valeu Izac!!!!!!
Eu, registrando imagens da primeira turma de Artes Visuais
da UFPb, exponso seus trabalhos.
Adriana cruz

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Aula de Desenho!


Aula de desenho I ,com Marta Penner, depois de irmos a praça dos três poderes no centro de João Pessoa , onde observamos e desenhamos os vultos lá existentes. Fizemos este painel e mais três. Detalhe esse da foto foi roubado!!!!
Que pena!!! Mas ficou aqui registrado em foto.


Adriana Cruz

Representação da infância na vigência dos termos Educação Artística e Arte-Educação.


Exposição de Suzana, todos assistiam
no maior relax!!!!
Detalhe nosso professor é o de vermelho!!!!!
Eita!!! Aula boa...

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Video da matéria

oi galera! vou fazer o video sobre tudo que estudamos na matéria do ensino das artes visuais, gostaria que vcs me ajudem para que o video fique bacana, para isso presciso de todos os textos que vocês apresentaram nessa matéria, fotos e os desenhos tbm. Tudo que vocês tiverem dessa matéria certo? Gostaria de gravar ums depoimentos, presciso de uma filmadora ou camera que faça video, se alguêm tiver me informe por favor. agradeço antecipadamente: Prince Daniele.