sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Século XIX e o Ensino das Artes

Nesse período há mais uma mudança em algumas áreas, até pelo fato de os jesuítas terem sidos expulsos nessa época.


Algumas das mudanças que houveram foram as seguintes:


* Neste século XIX, a idéia de infância muda completamente. A criança, que era considerada como um anjo, agora sua imagem se torna laica, ou seja, não religiosa;


* Começa a existir a separação do estado e do papado, através da Reforma Protestante;


* Surge o Iluminismo e a Revolução Industrial;


* A leitura no Brasil passa a ser individualizada e é na classe média que a população se descobre brasileira;


* Surge o Neoclassicismo.




Como estamos focados no tema artes, então vamos falar um pouco sobre tal assunto...


No Século XIX, surge o ensino do desenho, e com isso, novos professores que tinham que estar de acordo com o que ordenava o neoclacissismo. Havia uma hierarquização dos professores da época, onde quem desenhava, pintava ou esculpiam bem retratos ou fotografias, estes eram muito bem reconhecidos perante a sociedade. Já aqueles que se aprofundavam em paisagens, ficavam em segundo plano, pois o que era focado no neoclacissismo era a enaltencia do barroco, que visualizava o belo ideal.


Os pintores da época eram completamente figurativos. Seus desenhos tinham que ser bons e seguir os padrões e as bases do belo ideal que se originou com os gregos.


A Escola de Belas Artes e a Escola de Artífices e Artes surgem nessa época. Falarei mais um pouco sobre a Escola de Belas Artes.


Seu nome, na época era Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, nome este que perdurou desde a fundação da escola por decreto de D. João VI, orientada pela Missão Artística Francesa, na data de 12 de agosto de 1816, até o fim do período colonial brasileiro, em 1822, quando a escola passou a ser conhecida como Academia Imperial das Belas Artes.


O objetivo da escola era a implantação do ensino das artes no Brasil segundo o paradigma acadêmico, o neoclacissismo francês, vigente na Europa até o surgimento do Impressionismo e da Arte Moderna.
Waleska F. Soares

Nenhum comentário: