sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Voltando ao Passado... (Os Jesuítas)















Os Jesuítas, quando chegaram aqui no Brasil se depararam com um povo que até então eram "desconhecidos" deles: Os tupinambás! Eles eram antropofágicos, ou seja, comiam humanos e após fazerem isso, homenageavam os que morriam.
As crianças nessa época era considerada como anjos, levavam consigo a singeleza, a simplicidade, a imaturidade. E até os jesuítas chegarem aqui nesta nossa terra, as crianças não eram diferenciadas dos adultos. A educação era feita de acordo com a idade: os mais velhos ensinavam os mais novos e assim por diante.
Quando os jesuítas chegaram, mudaram completamente essa visão. A começar das crianças, onde dividiram a infância em três: A infância dourada, a Infância de Prata e a Infância de Ferro e Barro. Cada uma destas infâncias eram destinadas a cada tipo de criança.
* Infância dourada - Crianças Ricas, princípes, etc;
* Infância de Prata - Crianças brancas, nascidas em "boas famílias", filhos de donos de fazendas, etc;
* Infância de Ferro e Barro - Índios e negros. crianças pobres.
Os jesuítas valorizavam muito a palavra, ou seja, a literatura, pois o nível de analfabetismo era muito grande e normalmente só os sacerdotes sabiam ler. Por este motivo, eles começaram a catequizar por imagens, onde entre as mais famosas estão as imagens dos passos da Paixão de Cristo.
O interessante é perceber que a literatura era tão importante para os jesuítas que a arte, na época, era considerada inferior, apesar de ensinarem através de imagens!
Eles trouxeram para nós um ensino que foi, creio eu, uma revolução na época. Este ensino era totalmente diferente do ensino que os índios tinham e exerciam. Os alunos iriam aprender não mais por diversas pessoas, mas apenas por um professor que era capacitado pelos próprios jesuítas para ensinar o que eles assim queriam. Tudo isso era feito dentro de pequenas salas fechadas, onde existiam cadeiras (ou algo do tipo) completamente enfileiradas e todas voltadas para este professor.
Eu fico pensando como deve ter sido cruel para esse povo brasileiro essa época! Principalmente para os índios e os negros que aqui já viviam. Pensar que toda uma cultura e tradições foram tiradas, ou melhor.. arrancadas para que um povo que era até então estranho, tomasse conta do nosso território e começasse a mudar toda uma história e tradição que é a origem do povo brasileiro.
É gente! Assim começou todas as modificações nas raízes brasileiras e principalmente na educação!




Waleska F. Soares

Um comentário:

Unknown disse...

0291Walesca Amei seu testo!! Muito bom, me ajudou muito na pesquisa que fiz sobre a herança da educação jesuitica. Parabens!







Bj.