terça-feira, 30 de outubro de 2007

conclusão das tarefas de Erinaldo

Postagens das aulas do Professor
A defesa da arte como percepção visual
Para Arnheim a criação não surge do nada, pois a percepção não é um ato casual, ou um sentimento passivo, mais de uma significação cognitiva e representacional. A arte não é uma atividade “misteriosamente inspirada do Alto” e sim o produto da atividade visual, resultado de um processo dinâmico entre intuição e intelecto, forma e função, conteúdo e significado, texto e contexto de produto e recepção.
O bom sujeito docente é o profissional capaz de ajudar e discernir categorias visuais, enaltecer princípios, relações culturais respeitando o nível de compreensão do aluno.

A defesa da arte como elemento de interação perceptiva
A noção de ensino pelo método e processos mentais pautava-se na articulação de enunciados em critérios formulados pela teoria da criatividade, especialmente de operações cognitivas.
O bom sujeito docente seria o profissional capaz de provocar experiências perceptivas e acionar dispositivos mentais, levando o aluno a analisar, especular, suscitar problemas a serem resolvidos, através da percepção seletiva, análoga e síntese. Enfim alguém capaz de selecionar uma atividade artística porque considera um processo mental especifico para o exercício da criatividade.

Interculturalismo e estética do cotidiano
O ensino é pautado na interculturalidade e na estética do cotidiano e no das artes visuais rechaça, da mesma maneira que faz a proposta triangular o expressivismo excessivo, dissociados todo tempo de informação cultural e o monoculturalismo, contribuindo para que compreendam as diferenças culturais e os próprios valores.
O bom sujeito docente é quem consegue, através da reflexão comparativa mostrar que as culturas são diferentes e tem importância para os que a vivenciam.

Ai!! professor finalmente enviei minhas postagens.
Maria José.

3 comentários:

Raquel disse...

Gostei!
Abraços.
Shirley.

Unknown disse...

Prof.Erinaldo

Peça a seus alunos que façam correção de ortografia e gramática antes de postar qualquer coisa. Exemplo, uma vírgula troca o sentido completamente.

Texto de estudantes UNIVERSITÁRIOS.

No mais, o blog é um ótimo meio.

Unknown disse...

Prof.Erinaldo

Peça a seus alunos que façam correção de ortografia e gramática antes de postar qualquer coisa. Exemplo, uma vírgula troca o sentido completamente.

Texto de estudantes UNIVERSITÁRIOS.

No mais, o blog é um ótimo meio.